• Rua dos Carijós, 141 - Centro - Belo Horizonte/MG
  • (31) 3080-0752 - (98277-2360) Zap
  • juridicosintectmg@gmail.com

Notícias

DESCUMPRIMENTO DE NORMA REGULAMENTADORA DA CIPA PODE LEVAR AINDA MAIS CONTAMINAÇÕES POR COVID -19

DESCUMPRIMENTO DE NORMA REGULAMENTADORA DA CIPA PODE LEVAR AINDA MAIS CONTAMINAÇÕES POR COVID -19 

Trabalhadores de vários setores, estão denunciando para a direção do Sindicato, que as reuniões obrigatórias da CIPA (Comissão Interna Prevenção de Acidentes), que poderiam estar ajudando no combate a COVID-19, não estão acontecendo nos setores de trabalho, conforme previsto na NR-5.
A norma estabelece a obrigatoriedade das reuniões ordinárias da CIPA, pois é através delas que serão abordados assuntos relevantes para saúde do trabalhador e segurança no ambiente de trabalho. Por isso, é de extrema importância a presença de todos os membros eleitos nesta reunião. Caso a reunião não aconteça conforme o calendário, que deve ser pré-definido, todos os membros devem ser comunicados mediamente mediante recibo com a motivação do adiamento da reunião da CIPA.
Vale ressaltar que o Representante da CIPA possui um papel fundamental na conscientização dos trabalhadores, inclusive em meio à pandemia, onde o menor descuido, de apenas um único trabalhador, pode comprometer um setor inteiro.
 Nesse sentido, a CIPA atua de forma orientar as ações de enfrentamento contra a contaminação do Novo Corona vírus nos ambientes laborais. Importante destacar algumas das medidas deverão ser adotadas, como:
•    Estabelecer um programa informativo sobre medidas de prevenção e enfrentamento da doença no setor;
•    Implementar, junto ao Recursos Humanos da Empresa, medidas básicas de higienização;
•    Encaminhar colaboradores para testagem/exame, desde que haja interesse por parte do colaborador;
•     Encaminhar imediatamente para o serviço médico os trabalhadores que apresentem suspeitas ou sintoma da doença;
•    Auxiliar na delimitação de distância, segura nos setores de atendimento;
•    Inspecionar a limpeza de sanitários, vestiários, salas, salões, entre outros;
•    Conferir se há álcool gel 70%, em quantidade suficiente e em pontos de entrada e fluxo de trabalhadores e clientes para a devida higienização;
•    Fornecer orientações frequentes sobre a importância da higienização correta das mãos, bem como local adequado para lavar as mãos com sabão liquido e papel toalha;
•    Garantir o reforço na limpeza dos locais utilizados com maior frequência pelos trabalhadores, como corrimãos, maçanetas, torneiras, entre outros.
Além de todas essas ações citadas acima, a CIPA também pode atuar como suporte ao trabalhador que está em home-office/trabalho remoto, orientando quanto às questões ergonômicas.
Diante do agravamento da situação de contaminação no País, devido uma política de descaso pelo Governo Federal, o SINTECT-MG, chama todos os Representantes da CIPA para estarem firmes na luta em defesa da vida da nossa categoria. Precisamos estar juntos neste momento para orientar os trabalhadores e garantir a saúde e vida dos ecetistas.

Vacina já para todos os trabalhadores dos Correios!
Não à privatização!